05 | Entrecorte

A+ A-

Beam Drop Inhotim Chris Burden

Clique para ver a imagem maior

 

Beam Drop Inhotim – obra do artista norte-americano Chris Burden. O vídeo, dirigido por Pablo Lobato e produzido pela Teia, retrata a realização da obra em Inhotim, no ano de 2008.

 

***

 

Antes de ter as artes visuais como principal campo de atuação, a prática artística de PABLO LOBATO concentrou-se no cinema. Exibe regularmente desde 2001 em festivais de cinema no Brasil e exterior, como Festival do Rio; Festival de Brasília; Sundance, EUA; Locarno, Suíça, entre outros. Em 2008, foi selecionado pelo projeto Bolsa Pampulha. Em 2011, integrou o Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP e o Programa Rumos Artes Visuais. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio Aquisição do 64º Salão Paranaense, MAC-PR e participou de exposições na Noruega, França, EUA, China, Argentina e Chile. Atualmente dedica-se à finalização do filme Ventos de Valls, que deriva de uma ação realizada na Espanha em 2009, financiada pela fundação John Simon Guggenheim, NY.

CHRIS BURDEN nasceu em 11 de abril de 1946, em Boston, Massachusetts. Depois de trabalhar como fotógrafo na Europa por alguns anos, Burden estudou arquitetura e artes na Harvard University e na University of California. Desenvolveu suas primeiras esculturas e performances durante os anos 1970, num contexto de crescente medo e ameaça ao indivíduo, combatendo a sociedade mecanizada. Para demonstrar uma situação mental e psicológica crítica, Burden usa seu corpo próprio como medium. Em 1976 ele abandonou as ações artísticas e mudou para uma nova concepção de escultura monumental. Desde de 1978, por suas palestras na Academy of Fine Arts de Los Angeles, Burden é considerado, juntamente com Paul McCarthy, como um dos progenitores das novas experimentações artísticas “centrados no corpo” na Califórnia. Vive e trabalha próximo a Los Angeles.

 

Todos os direitos reservados.