Imagem em Latência
obra de Maria Mazzillo
texto de Sheila Dain
O olhar treinado da artista, conhecedor dos segredos de luz e sombra, está presente na direção desses estudos, fragmentos de transformação da imagem, que nos fazem repensar a palavra “contemplação” – o ato de apreciar alguma coisa atenta e demoradamente. São estudos que também imantam o olhar do espectador e nos fazem parar diante da tela por um continuum de tempo, no qual, ao sabor do ritmo estabelecido pela autora, os alfinetes magnetizados dançam – ora em grupo, ora em movimento solo, como partners de suas próprias sombras. Precisamos de “tempo” para apreciar a curiosa coreografia resultante e fruir os desenhos que vão se formando com escuros produzidos pela multiplicação dos muitos tons de metal claro, sem perdemos a percepção dos objetos em si: os alfinetes, que, ao acumularem-se em diversas posições, nos oferecem essas ininterruptas imagens em latência prometidas pelo título do trabalho que Maria Mazzillo nos apresenta.
Imagem em Latência, vídeo, 2011.
Fotografia e câmera: Ralf Tambke
***
MARIA MAZZILLO é fotógrafa formada em design pela PUC Rio. Seu trabalho está em diálogo permantente entre as culturas tradicionais e as artes visuais contemporâneas. É autora do livro “Careta de Cazumba” (ed. Associação Cultural Caburé, 2005) e atualmente cursa a pós graduação Fotografia e Imagem no IUPERJ-Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.
SHEILA DAIN é professora de Plástica no Departamento de Artes e Design e no Curso de Arquitetura e Urbanismo, da PUC-Rio. É formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e Mestra em Design pela PUC-Rio.
Todos os direitos reservados.