Vídeos da dupla de artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Paiva.
Rodas, 2011
Filme 16mm, cor, sem som, 2’35”
Co-produção Bienal de São Tomé e Frac Île-de-France/Le Plateau, Paris.
A Coluna de Colombo, 2006
Filme 16mm, cor, sem som, 3’02’’
Ventriloquismo, 2009
Filme 16mm, cor, sem som, 2’45’’
Representação Oficial Portuguesa na 53ª Bienal de Veneza, DGARTES, Ministério da Cultura, Portugal.
***
Os artistas portugueses JOÃO MARIA GUSMÃO (Lisboa, 1979) e PEDRO PAIVA ( Lisboa 1978) têm colaborado desde 2001 na criação de objetos, instalações, textos e sobretudo filmes de 16 mm e de 35 mm. A dupla descreve o seu projecto global como uma ” metafísica recreativa”, um gênero que até certo ponto eles próprios reinventaram à imagem de Fernando Pessoa e o seu multiverso estético. Os seus filmes normalmente retratam experiências pseudo-científicas de carácter materialista com resultados tanto metafísicos, poéticos ou cómicos. Um elemento-chave no trabalho de Gusmão e Paiva é sua fascinação pelo que escapa ao entendimento e à lógica e o interesse pela literatura moderna em particular pela Patafísica. Através do humor e dentro de um regime de imagem estritamente analógico constroem um plano complexo de referências e conceitos inventados cujo o resultado questiona os padrões simbólicos das narrativas contemporâneas.
Dos seus projectos destacam-se a série Eflúvio Magnético, de 2004 a 2006, e Abissologia, de 2008 até ao presente, assim como as exposições individuais realizadas na Kunsthaus Glarus, Suiça; Kunsternernes Hus, Oslo; Museo Marino Marini, Florença; Le Plateau, Frac Île-de-France, Paris; Kunsthalle Dusseldorf; IMO Projects, Copenhaga; Ikon Gallery, Birmingham; Kunstverein Hannover, CCA Wattis Institute for Contemporary Arts, São Francisco e no Matadero Madrid (PHotoEspaña 08). A dupla participou ainda em diversas bienais internacionais como a 27 ª Bienal São Paulo, a 6 ª Bienal do Mercosul, a Manifesta 7, a 9ª Bienal de Gwangju e mais recentemente na última Bienal de Veneza.
Em 2009 apresentaram a exposição individual Experiments and Observations on Different Kinds of Air, representação oficial de Portugal da 53ª Bienal Veneza.
Mais informações e trabalhos podem ser acessados através do canal da Sociedade Internacional de Abissologia no Vimeo: https://vimeo.com/user12395579/videos e na página do Facebook da Sociedade Internacional de Abissologia: http://www.facebook.com/Sociedade.Internacional.Abissologia
Todos os direitos reservados.