1945-1998
Isao Hashimoto
1945-1998 é uma obra audiovisual do artista japonês Isao Hashimoto. Veja o vídeo completo e mais informações sobre a pesquisa através da página do CTBTO: http://www.ctbto.org/specials/1945-1998-by-isao-hashimoto/
“2053” – este é o número de explosões nucleares realizadas em várias partes do mundo. O primeiro teste nuclear aconteceu em julho de 1945 no deserto do Novo México, EUA. Logo depois, as bombas atômicas foram consecutivamente lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, e desde então os testes foram repetidos num total de 2.053 vezes até o ano de 1998.
Até o início da década de 1960, a maioria dos testes foram realizados na atmosfera provocando uma grande contaminação radioativa. Em 1963, os Estados Unidos, União Soviética e Grã-Bretanha assinaram o “Tratado de Interdição Parcial de Testes Nucleares” restringindo a apenas testes subterrâneos, mas França e China continuaram a realizar testes na atmosfera.
Então, com os movimentos antinucleares ganhando mais força, o Tratado de NãoProliferação (TNP) foi finalmente posto em prática. É um acordo para reduzir a possibilidade de uma guerra nuclear, regulando o aumento de países que possuem armas nucleares. Depois disso, em 1996, o “Tratado de Proibição de Testes Nucleares” foi adotado, e em 1998 todos os testes que resultam em explosões nucleares foram proibidos. No entanto, ignorando as críticas por parte da comunidade internacional, os Estados Unidos e a Rússia continuaram a realizar experimentos nucleares subcríticos que não causam explosões nucleares.
Este trabalho é como a visão de um pássaro que sobrevoa a História, redimensionando o período de tempo de um mês em um segundo. Para que todos os espectadores tenham uma percepção igual do trabalho, rompendo a barreira da língua, nenhum texto foi utilizado. O piscar das luzes, som e os números no mapa mundi mostram quando, onde e quantos testes cada país tem realizado. Eu criei este trabalho com uma interface para que as pessoas percebam este problema extremamente grave, mas presente no mundo.
* O número exclui os testes feitos pela Coréia do Norte em outubro de 2006, maio de 2009 e fevereiro de 2013.
Tradução: Chico Fernandes.
***
ISAO HASHIMOTO nasceu em Kumamoto , no Japão , em 1959. Após 17 anos de trabalho na indústria financeira como um negociante de divisas, estudou no Departamento de Artes , Política e Gestão de Musashino Art University , Tóquio. Atualmente trabalha como curador no Museu Lalique , Hakone, Japão. Desenvolve as seguintes séries sobre o medo e a loucura das armas nucleares: “1945-1998” (2003, 14min.), “Overkilled”, “Os Nomes dos Experimentos”.
Todos os direitos reservados.