01 | Entrecorte

A+ A-

Desnatureza e A Origem do Terceiro Mundo

Clique para ver a imagem maior

 

Desnatureza | 2011
Galerie Vallois, Paris
madeira compensada
3,1 x 3,8 x 3,6 m

fotografias: Aurélien Mole

 

A Origem do Terceiro Mundo | 2010
29ª Bienal de São Paulo
madeira, madeira compensada, PVC e metal
4,9 x 45 x 5 m

 

***

 

Henrique Oliveira nasceu em Ourinhos-SP em 1973. Em 1990 mudou-se para São Paulo onde cursou artes plásticas obtendo o título de mestre em poéticas visuais pela Universidade de São Paulo.

Com formação em pintura, além de obras sobre tela, explora também construções tridimensionais na forma de instalações temporárias e esculturas.

O movimento convulso que marca seu trabalho está presente tanto nas tintas despejadas em doses generosas sobre a tela, quanto nas peças feitas por colagem de laminados de madeira que se sobrepõem como pinceladas.

Sua participação em exposições tem início no final da década de 90 e se intensifica na segunda metade dos anos 2000. Em 2010 integrou a 29ª Bienal de São Paulo com uma escultura de dimensões arquitetônicas em cujo interior o público podia caminhar. Em 2011 expõe no Smithsonian National Museum of African Art, em Washington DC e no Boulder Museum of Contemporary Art, ambos nos Estados Unidos. Em 2009, também neste país, construiu uma grande “pintura tridimensional” na Rice Gallery em Houston e participou das Bienais de Monterrey no México e do Mercosul, nesta última com uma obra pública em um edifício abandonado no centro de Porto Alegre.

 

Todos os direitos reservados.